Outubro Rosa LIVE!: conheça o projeto voluntário Mutirão de Reconstrução Mamária

Outubro é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama e à conscientização sobre a saúde da mulher. Na LIVE!, nós abraçamos a campanha Outubro Rosa apoiando o trabalho dos Cirurgiões do Bem, que há 10 anos realizam o Mutirão de Reconstrução Mamária.

Essa parceria, que começou em 2019, vem transformando a realidade de muitas mulheres que, após enfrentaram a doença, puderam recuperar sua autoestima por meio da cirurgia de reconstrução de mama.

Veja a seguir quem faz parte do Mutirão e saiba como contribuir com esse projeto voluntário.

Conheça o Mutirão de Reconstrução Mamária

Liderado pelo médico cirurgião Raidel Deucher, o Mutirão de Reconstrução Mamária é feito por profissionais voluntários que atendem pacientes que retiraram a mama durante o tratamento do câncer. Mais de cem pessoas já foram beneficiadas pelo projeto, que existe desde 2014.

“Foi após concluir minha formação em cirurgia plástica que recebi um desafio proposto por um grupo de mulheres que queriam ajudar outras mulheres de maneira beneficente. Foi assim que nasceu o projeto e começamos essa ação social extremamente gratificante”, conta o cirurgião.

O Mutirão de Reconstrução Mamária atende exclusivamente mulheres que aguardam na fila do SUS e não têm condições de pagar pelo procedimento de reconstrução na rede privada. 

As cirurgias são custeadas por meio de doações, como a campanha da LIVE!, que vai doar ao Mutirão 100% do lucro gerado pelas vendas da camiseta Basic Comfort (ref. P8111 e ref. P1015), na cor Lily, durante todo o mês de outubro de 2024.

Além de transformar a vida das pacientes atendidas, a iniciativa também contribui para que a fila da rede pública ande mais rápido, fazendo com que mais mulheres possam ter sua autoestima restabelecida após o tratamento contra o câncer. 

Quem faz o Mutirão

Por trás do Mutirão de Reconstrução Mamária há uma equipe de voluntários do projeto Cirurgiões do Bem que se conectam a esta iniciativa de diversas formas, como a cirurgiã plástica Bárbara Moller.

Para ela, ver a satisfação das pacientes é a parte mais gratificante. 

“Minha felicidade é ver a alegria delas durante todo o processo, desde a seleção, consultas, cirurgia e, principalmente, o brilho nos olhos no retorno pós-cirúrgico, quando elas conseguem encerrar o ciclo da doença. Esse envolvimento me faz continuar no projeto”, conta a profissional que há quatro anos faz parte da iniciativa. 

A oportunidade de fazer a diferença na vida das pacientes é o que expressa a conexão da enfermeira Fernanda Silveira com a iniciativa voluntária da qual participa desde 2014.

“Ver a transformação não só física, mas também emocional dessas mulheres é extremamente gratificante”, explica.

O acompanhamento após a cirurgia é outro papel importante desempenhado pelo Mutirão, que inclui não apenas as questões práticas de recuperação, mas também oferece um lugar de acolhimento.

Desde 2016 no projeto, a fisioterapeuta Vanessa Tiscoski  trabalha com prevenção e tratamento fisioterapêutico do câncer em todas as fases, incluindo o pós-operatório.

Ela conta que a possibilidade de levar todos os benefícios da fisioterapia oncológica para as pacientes foi o que a inspirou desde o início. 

“Dar suporte, acolhimento e informações precisas que mudam e melhoram a qualidade de vida delas, fazer esse bem é algo muito gratificante”, conta.

Para a fisioterapeuta Bryanne Figueiredo, contribuir para o retorno dessas mulheres às atividades do dia a dia é uma das coisas que a motivam no projeto. 

“O tratamento delas não para após as cirurgias. Levar conforto, segurança, adaptações… esse é o meu grande projeto”, conta a voluntária que participa da ação desde 2018.

Como surgiu o Outubro Rosa

Campanha consolidada no calendário nacional, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, pela fundação estadunidense Susan G. Komen for the Cure, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA). 

Desde então, diversas ações envolvendo a prevenção e identificação precoce da doença tem se espalhado pelo mundo incentivando a conscientização e, consequentemente, o diagnóstico precoce da doença. 

Prevenir o câncer de mama: estilo de vida saudável ajuda a diminuir riscos 

Quando falamos em saúde, a prevenção é o abraço mais íntimo que podemos oferecer a nós mesmas. Manter corpo e mente saudáveis precisa ser uma prática diária, e não uma medida de emergência.

Embora existam diversos fatores que favorecem o surgimento de doenças, como o câncer de mama, há aspectos comportamentais que também impactam nisso, como afirma a fisioterapeuta pós-graduada em Oncologia, Vanessa Tiscoski.

Ter uma rotina saudável em relação ao sono, exercícios físicos e alimentação, por exemplo, são formas de autocuidado que ajudam na prevenção.

“Como profissional da área da saúde, sei que as evidências científicas afirmam que todo esse conjunto de cuidados  ajudam a evitar o câncer. Eu sempre estímulo os pacientes e pessoas do meu convívio a ter essa rotina de cuidados”, conta.

Ou seja, mesmo não podendo controlar todos os fatores de risco, é possível fazer a nossa parte quando o assunto é prevenção. Portanto, não subestime o poder da dupla alimentação saudável + atividade física regular!

Nutrir o corpo com comida de verdade na maior parte do tempo fortalece o sistema imunológico e o bom funcionamento do nosso organismo.

Além disso, tão importante quanto cuidar da saúde física é cultivar hábitos que favoreçam o bem-estar psicológico, conforme salienta a cirurgiã plástica Bárbara Moller.

A médica destaca que a prevenção de muitas doenças está relacionada a um estilo de vida mais ativo que impacta também positivamente em nossa saúde mental.

“Eu vivo isso e tento ao máximo repassar para quem está ao meu redor. A prática de atividades me deixa mais leve, alegre, bem humorada, concentrada, além de me conectar com pessoas incríveis. Um belo combo de saúde, física e mental”, destaca.

Por isso, manter-se em movimento é tão fundamental! Se você ainda não encontrou a sua atividade favorita, nossa dica é: não tenha medo de experimentar!

Pratique diferentes esportes, exercícios físicos, danças… teste diferentes formas de se movimentar até descobrir aquela que fará seu coração vibrar! Cuidar de você é algo que sempre vai valer a pena.

(Visited 267 times, 5 visits today)

Postado em:Alimentação Bem-estar Geral Saúde

Team LIVE!

Escrito por Team LIVE!

Deixe seu comentário