O corpo humano necessita de flexibilidade tanto para realizar as atividades mais simples do cotidiano quanto para aquelas mais complexas, como exercícios físicos e esportes de alta intensidade. Os alongamentos permitem executar esses movimentos com mais segurança, além de melhorar a mobilidade. Conheça os diferentes tipos e veja como evitar lesões.
O que é alongamento muscular?
Sendo parte essencial do treino, antes e após a realização de atividades físicas, o alongamento permite o aumento da amplitude dos tecidos musculares. É como se você “esticasse” o seu músculo em sua máxima extensão por alguns segundos.
Isso faz com que a mobilidade seja preservada, para que, quando você estimule por meio de exercícios mais intensos, não ocorram lesões.
Mas engana-se quem pensa que somente quem busca hipertrofia necessita realizá-lo. O alongamento deve ser feito tanto por atletas quanto por pessoas iniciantes.
Entender a sua importância e fazê-lo com frequência faz com que você melhore aspectos no seu corpo, como:
- postura;
- dores na região lombar;
- circulação sanguínea;
- flexibilidade;
- mobilidade;
- sensações de bem-estar.
Além, é claro, de reduzir o risco de lesões em seus músculos e articulações.
Como o alongamento previne lesões?
Os músculos podem ser comparados a cordas. Quando você tem uma corda muito pequena e exige muito dela, a probabilidade de arrebentá-la ou causar danos é enorme. Mas se a corda for maior, essa mesma tarefa pode ser executada facilmente, conseguirá executar a tarefa sem problemas.
Com o corpo humano ocorre a mesma coisa. Podem acontecer lesões quando os músculos não estão alongados ou aquecidos suficientemente. O alongamento aumenta o fluxo sanguíneo e a oxigênio nos tecidos, deixando-os mais flexíveis.
Mas há diferença entre os principais tipos de alongamentos, veja:
Os principais tipos de alongamento
Existem três principais tipos de alongamento: passivo, balístico e estático. O mais adequado deles vai depender do seu objetivo. Veja quais são:
Alongamento passivo
Esse deve ser realizado com a ajuda de um objeto, como o elástico, uma bola ou as barras próprias para isso. Com o auxílio desses acessórios, é possível controlar a força adotando posições mais confortáveis.
Alongamento balístico
Possui movimentos mais curtos, como elevação dos joelhos, rotações e deslocamentos no solo. Esse tipo é ideal para os que buscam desenvolver atividades de maior desempenho, já que o músculo ganha mais amplitude.
Alongamento estático
Nesse exercício, você fica parado estendendo uma parte do corpo de 20 a 30 segundos. Ele geralmente é feito com a ajuda da barra ou como você se sentir mais confortável. Por ele relaxar bastante a musculatura, é indicado que seja feito após a atividade física.
Agora que você já sabe o que é alongamento e como ele ajuda a evitar lesões durante a atividade física, confira cinco exercícios para fazer em casa e mantenha-se em movimento!