Não é segredo para ninguém que uma boa alimentação é indispensável à nossa saúde, mas você sabia que ela também é fundamental quando falamos em performance esportiva? Não saber ao certo o que comer depois do treino é uma dúvida legítima de muitos atletas amadores.
Seja qual for a atividade, nosso corpo precisa de aporte energético suficiente tanto para se recompor depois do esforço quanto para continuar exercendo suas funções mais básicas.
Além disso, a refeição pós-treino é importante para quem busca evoluir em qualquer atividade física, já que ela tem papel central na recuperação muscular.
Mas, mesmo sabendo dessa importância, nem sempre é fácil escolher o que comer depois do treino.
Proteínas, carboidratos, sais mineiras… são tantas nomenclaturas que às vezes fica confuso entender na prática o que realmente vale à pena consumir.
Por isso, convidamos a nutricionista Gabriela Moriconi para te ajudar nesta missão de escolher o que comer depois do treino. Ela elegeu uma opção de pós-treino prático, saboroso e nutritivo para consumir após a corrida, a musculação e a yoga.
Prepare o print e confira as refeições!
O que comer depois da musculação:
- Panqueca de banana com mirtilo e calda de moon syrup
Rica em proteínas, potássio, magnésio, antioxidantes e carboidratos que ajudam a regular o pico glicêmico, essa panqueca é ideal para recuperar os músculos e fornecer energia.
A opção é excelente para consumir após os treinos de força, conforme a nutricionista.
O que comer depois da corrida:
- Overnight oats
Esta é uma ótima opção para repor a energia gasta durante a corrida! A Gabriela explica que o overnight oats é rico em fibras e carboidratos complexos que ajudam no controle glicêmico.
Além disso, segundo a nutri, é uma excelente fonte de proteína graças ao colágeno e ao iogurte usados como topping – aqueles ingredientes colocados em cima, como uma “cobertura”.
O que comer depois da yoga:
- Bolacha de arroz com coalhada, ovos mexidos e granola salgada
Baixa em calorias, esse lanche é uma boa fonte de fibras e proteínas! De acordo com a nutri Gabriela Moriconi, a combinação proporciona uma sensação de saciedade prolongada, sendo uma boa alternativa para atividades de menor impacto, como é o caso da yoga.
Agora que você já sabe o que escolher no pós-treino, confira as refeições indicadas para comer antes das atividades.