Criar produtos mais sustentáveis: veja no talk como as marcas estão encarando este desafio

LIVE! Talk: veja como as marcas encaram o desafio de criar produtos mais sustentáveis

Mais do que vestir bem, a nova Coleção Terra traz a mensagem da sustentabilidade visando inspirar atitudes conscientes em relação ao planeta. 

Para levar este propósito adiante, convidamos marcas que, assim como nós, priorizam ações sustentáveis para uma conversa sobre a importância em fortalecer esse caminho.

Em nosso evento de lançamento, realizado na LIVE! Oscar Freire, recebemos a Livia, que é brand manager da Linus, e a Vitoria, da Holistix, para um talk com a nossa Diretora Criativa, Joice Sens, em que falamos sobre as oportunidades e os desafios encontrados na busca por práticas mais responsáveis.

A mediação ficou por conta da Isa Veronezzi, da Reorder, que há 10 anos atua na proteção dos oceanos.

Confira a seguir os principais temas abordados nesta conversa:

Desafios e oportunidades 

Criar ou tornar um produto mais sustentável requer mais do que vontade, é preciso estar disposto a dar atenção a cada detalhe.

No caso das roupas, um dos desafios é unir as práticas sustentáveis com outros atributos que o público procura quando vai comprar um produto, como conforto e boa vestibilidade.

Isso começa desde a escolha das matérias-primas, pois encontrar fornecedores que ofereçam rastreabilidade e menos impacto ambiental é o primeiro desafio desta jornada.

Além disso, como o mercado brasileiro ainda é pouco desenvolvido nesse sentido, os preços dessas matérias-primas diferenciadas acabam sendo mais elevados. 

“O desafio maior é você conseguir diminuir os custos para que as práticas cada vez mais fiquem inerentes ao processo e mais pessoas consigam consumir sustentabilidade de forma natural”, destaca Isa Veronezzi, da Reorder.

Neste caso, entra a importância em cada vez mais empresas se colocarem dispostas a escolherem alternativas sustentáveis: quanto mais demanda por matérias-primas eco friendly, mais os fornecedores serão incentivados a buscarem esse tipo de material. É um caminho de mão-dupla.

Outro empecilho encontrado está no investimento que este movimento requer. Afinal de contas, fazer diferente não costuma ser muito barato.

Inovar requer pesquisas e testes que, muitas vezes, não são acessíveis à realidade de muitas empresas, como as startups, o que acaba tornando essas marcas reféns dos fornecedores. 

“Para deixar realmente um legado positivo, a gente precisa fazer parte desse movimento para poder incentivar outras empresas a levantarem essa bandeira, a fazerem essas escolhas. Precisamos conscientizar todos, inclusive a parte industrial que está por trás disso”, Joice Sens, Diretora Criativa da LIVE!.

Uma saída para isso é buscar parcerias e apostar no “faça você mesmo”. Foi assim que nasceu o FIT GREEN® após muitos estudos e dedicação.

O novo tecido sustentável da LIVE!, desenvolvido em conjunto com a LYCRA® e a SENSYL®, é reciclado e extremamente confortável de vestir, características difíceis de serem encontradas em matérias-primas já existentes, conforme pontuou a Joice.

Como tornar os produtos mais acessíveis

O preço ainda é um fator decisivo de compra para a maioria dos brasileiros. Diante disso, é importante pensarmos em maneiras de democratizar o acesso aos produtos sustentáveis para que isso seja um incentivo a mais para os consumidores.

Neste caso, a comunicação da marca torna-se uma grande aliada. Falar sobre o assunto, mantendo o tema sendo discutido, é uma forma de contribuir para isso.

“Começar um ‘burburinho’, começar um ‘barulho’. Só de a gente estar falando sobre isso, a gente vai chegando nessas marcas gigantescas e, se elas começam a se movimentar, os fornecedores que atendem elas, atendem a gente também e atendem todo mundo vão ter que repensar a forma como eles fazem as coisas. Se você tem toda uma indústria trabalhando nisso, você começa a democratizar”, conta Livia.

Consumidores precisam ser conquistados

Como são seus hábitos de consumo? Você costuma dar preferência a marcas que levantam a bandeira da sustentabilidade? Você dá preferência a produtos mais duráveis, que vão te acompanhar por muitos anos?

Quando falamos em sustentabilidade, os consumidores precisam ser conscientizados.

Devemos conquistar a atenção sem causar desejo de culpa, comunicando o impacto negativo que o produto sustentável está deixando de causar no meio ambiente, por exemplo.

Por isso, é importante que a comunicação seja amigável. O foco deve estar em convidar os clientes a repensarem seus hábitos e escolhas do dia a dia, incentivando escolhas sustentáveis para que as pessoas se sintam bem tomando essas decisões, sem se sentirem pressionadas.

Esse processo não deve ser impositivo. Pode e deve ser gradativo, conscientizando aos poucos sobre a importância de reduzir nossos impactos ambientais.

O mais importante é inspirar pequenas mudanças positivas que vão contribuir para a construção de hábitos mais duradouros. 

Assista ao talk completo em nosso Instagram @liveoficial.

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Team LIVE!

Escrito por Team LIVE!

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