Pilates é, sem dúvida, uma modalidade completa tanto como atividade individual quanto como atividade de apoio, oferecendo inúmeros benefícios ao praticante.
Criado em 1920 por Joseph Pilates, o método de exercícios físicos vem ganhando forças com o número de adeptos ao redor do mundo e não é para menos: ele atende os mais diversos públicos e tem se mostrado eficaz para a melhora da saúde física, psicológica e função motora dos envolvidos.
Conhecido inicialmente como “contrologia”, a técnica de construção de movimento trabalha exercícios individualizados de forma a proporcionar o controle do próprio corpo, fortalecendo a musculatura e ajudando na flexibilidade.
Benefícios do pilates
Segundo uma pesquisa realizada com mulheres sedentárias e hipertensas na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), praticar pilates ajuda a reduzir a pressão e, assim, amenizar o risco de AVC, infarto ou doença renal crônica.
“Observamos uma baixa significativa na pressão logo após cada sessão da modalidade, benefício que se manteve três dias após o término da análise”, relata Alessandra Medeiros, coordenadora do trabalho e professora do Departamento de Biociências da instituição.
Realmente são muitos pontos positivos, então listamos aqui 10 benefícios do pilates:
- Ajuda em processos de recuperação.
- Contribui para a correção da postura;
- Melhora a flexibilidade e da força muscular;
- Aliviando as tensões e dores crônicas;
- Promove o relaxamento,
- Melhora a coordenação motora;
- Melhora o tônus muscular;
- Aumenta a concentração;
- Melhora a capacidade respiratória.
- Ajuda no desenvolvimento de consciência corporal;
Bate-papo com Flávia Cristófaro
Para sabermos ainda mais, resolvemos ir além e buscamos quem realmente entende do assunto: entrevistamos a personal trainer e instrutora de pilates, Flávia Cristófaro. Conhecemos a Flávia através da primeira edição do Concurso Team LIVE! que aconteceu em 2019 em nossas redes sociais. Confira como foi!
L: Flávia, nos conte mais sobre você. Há quanto tempo se dedica ao Pilates?
F: Meu nome é Flávia, tenho 32 anos e sou formada em Educação Física pela Universidade de São Paulo em 2011 . Sou também ex-atleta de alto rendimento representante da seleção brasileira de ginástica aeróbica esportiva – fui 6 vezes campeã brasileira e vice-campeã mundial.
Estou há 10 anos me dedicando ao pilates: me especializei em pilates studio e mat pilates pelo Thai Pilates – que é um pilates aprimorado – que reuni uma somatória de conhecimentos da Physio Pilates, o método gds e de reeducação do movimento.
Já atuei também na área fitness como professora de aulas coletivas, musculação, dança e Técnica de Ginástica Aeróbica.
L: O que te chamou atenção na modalidade?
F: Eu sempre achei uma modalidade muito plástica, muito bonita e graciosa pelos seus movimentos. Depois, quando fui aprofundando meus conhecimentos, vi como ela é completa.
Num mundo ideal, se o pilates não for a sua principal atividade física, o legal seria você fazer a modalidade que gosta e ter o pilates como um complemento. Ele trabalha tanto essa parte do fortalecimento do centro de força que é a base do nosso corpo, ao mesmo tempo que trabalha a flexibilidade e a melhora da postura.
Essas foram algumas características que me chamaram atenção.
Além disso, por ser ex-atleta e não ter mais aquela rotina de treinos intensos, comecei a ter algumas compensações e desconfortos no meu corpo. Procurei por ferramentas que pudessem me ajudar e o pilates funcionou justamente por trabalhar o realinhamento, especificamente as correções de postura e das compensações musculares.
Ver essa foto no Instagram
Outra coisa que me chamou atenção é que eu tinha uma demanda muito grande de alunos com queixas de dores e eu não conseguia resolver apenas com os conhecimentos básicos. Então comecei a estudar a modalidade e a ter um maior conhecimento de postura, de biomecânica e anatomia — e são esses conhecimentos do pilates permitem que o profissional seja capacitado para solucionar esses problemas que os alunos trazem.
L: Para quem o pilates é indicado?
F: O Pilates é indicado para qualquer pessoa. Normalmente atendo alunos com algum tipo de patologia ou da terceira idade que os próprios médicos indicam justamente por ser uma atividade de baixo impacto, por ter esse olhar focado na melhora de postura.
Trabalhando os princípios da modalidade como, por exemplo: aprender a respirar, aprender os alinhamentos corporais, posturas do dia a dia e as correções para fazer exercícios. Ou, então, dá para fazer exercícios super avançados para alunos que já tenham condicionamento, como também complemento para atletas que você precisa levar para uma especificidade.
Não tem contra indicação, apenas fazer as adaptações e as progressões específicas para cada aluno.
Inclusive o pilates é super indicado para as gestantes trabalharem a região do assoalho pélvico e períneo. A modalidade ajuda a futura mãe a manter uma atividade física de baixo impacto e a proporcionar benefícios para o próprio parto.
L: Qual é o principal benefício do pilates?
F: A atividade possui diversos benefícios, mas dentre todos, podemos destacar o fortalecimento do centro de força do nosso corpo conhecido como power house — que é o conjunto de músculos localizados na região do abdômen, quadris e assoalho pélvico, que são responsáveis pela sustentação dos órgãos internos, manutenção da postura e estabilização da coluna.
É na região do power house que o movimento sempre começa e o pilates consegue garantir o fortalecimento e ativação desses músculos muito profundos. E esse é um benefício que só conseguimos com a modalidade.
L: Agora vamos para uma das dúvidas que, provavelmente, é uma das mais frequentes: o pilates ajuda a emagrecer? Quanto tempo demora para ver os resultados?
F: Sim, ajuda na perda de peso, porém não é o principal objetivo da atividade física. O emagrecimento acaba entrando como uma consequência porque exigem o trabalho do corpo todo para sua execução e com isso se tornam bem intensos, estimulando o metabolismo.
Se o objetivo do aluno for justamente emagrecimento, dá para adaptar a aula colocando outros elementos e ritmos diferentes: intercalar exercícios aeróbicos como o HIIT com exercícios do pilates é um bom exemplo.
E é claro, assim como qualquer atividade física, para ver os resultados é preciso manter a frequência dos exercícios aliado a uma boa alimentação e hábitos saudáveis. Então se você se dedicar mais, você vai ter os resultados antes.
Uma frase que eu gosto muito é a do Joseph Pilates que diz assim: “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo.”
L: Quais os tipos de roupas ideais para o pilates?
F: O ideal é você se sentir o mais confortável possível durante a prática de pilates. Top e legging é uma ótima opção. Macacão também é uma grande aposta das pessoas justamente pelo seu conforto e praticidade durante os movimentos que exigem flexibilidade.
O que eu particularmente gosto muito é a combinação de top e shorts, porque assim o professor – e o próprio aluno também – conseguem ter uma visão mais clara dos alinhamentos e da postura.
Dica extra
F: Para finalizar o assunto, a minha dica é para quem está pensando em apostar na modalidade: experimente. Ao contrário do que muitos pensam, ela é super completo e proporciona muitos benefícios. Busque por um bom profissional que te oriente de forma correta e segura.
Gostou do conteúdo? Para se sentir ainda mais motivada, aproveite para conferir a nossa seleção de looks ideais para a prática de pilates. Garanta já seus favoritos na nossa loja online ou nas lojas físicas de todo o Brasil.