Mais do que vestir bem, a nova Coleção Terra traz a mensagem da sustentabilidade visando inspirar atitudes conscientes em relação ao planeta.
Para levar este propósito adiante, convidamos marcas que, assim como nós, priorizam ações sustentáveis para uma conversa sobre a importância em fortalecer esse caminho.
Em nosso evento de lançamento, realizado na LIVE! Oscar Freire, recebemos a Livia, que é brand manager da Linus, e a Vitoria, da Holistix, para um talk com a nossa Diretora Criativa, Joice Sens, em que falamos sobre as oportunidades e os desafios encontrados na busca por práticas mais responsáveis.
A mediação ficou por conta da Isa Veronezzi, da Reorder, que há 10 anos atua na proteção dos oceanos.
Confira a seguir os principais temas abordados nesta conversa:
Desafios e oportunidades
Criar ou tornar um produto mais sustentável requer mais do que vontade, é preciso estar disposto a dar atenção a cada detalhe.
No caso das roupas, um dos desafios é unir as práticas sustentáveis com outros atributos que o público procura quando vai comprar um produto, como conforto e boa vestibilidade.
Isso começa desde a escolha das matérias-primas, pois encontrar fornecedores que ofereçam rastreabilidade e menos impacto ambiental é o primeiro desafio desta jornada.
Além disso, como o mercado brasileiro ainda é pouco desenvolvido nesse sentido, os preços dessas matérias-primas diferenciadas acabam sendo mais elevados.
“O desafio maior é você conseguir diminuir os custos para que as práticas cada vez mais fiquem inerentes ao processo e mais pessoas consigam consumir sustentabilidade de forma natural”, destaca Isa Veronezzi, da Reorder.
Neste caso, entra a importância em cada vez mais empresas se colocarem dispostas a escolherem alternativas sustentáveis: quanto mais demanda por matérias-primas eco friendly, mais os fornecedores serão incentivados a buscarem esse tipo de material. É um caminho de mão-dupla.
Outro empecilho encontrado está no investimento que este movimento requer. Afinal de contas, fazer diferente não costuma ser muito barato.
Inovar requer pesquisas e testes que, muitas vezes, não são acessíveis à realidade de muitas empresas, como as startups, o que acaba tornando essas marcas reféns dos fornecedores.
“Para deixar realmente um legado positivo, a gente precisa fazer parte desse movimento para poder incentivar outras empresas a levantarem essa bandeira, a fazerem essas escolhas. Precisamos conscientizar todos, inclusive a parte industrial que está por trás disso”, Joice Sens, Diretora Criativa da LIVE!.
Uma saída para isso é buscar parcerias e apostar no “faça você mesmo”. Foi assim que nasceu o FIT GREEN® após muitos estudos e dedicação.
O novo tecido sustentável da LIVE!, desenvolvido em conjunto com a LYCRA® e a SENSYL®, é reciclado e extremamente confortável de vestir, características difíceis de serem encontradas em matérias-primas já existentes, conforme pontuou a Joice.
Como tornar os produtos mais acessíveis
O preço ainda é um fator decisivo de compra para a maioria dos brasileiros. Diante disso, é importante pensarmos em maneiras de democratizar o acesso aos produtos sustentáveis para que isso seja um incentivo a mais para os consumidores.
Neste caso, a comunicação da marca torna-se uma grande aliada. Falar sobre o assunto, mantendo o tema sendo discutido, é uma forma de contribuir para isso.
“Começar um ‘burburinho’, começar um ‘barulho’. Só de a gente estar falando sobre isso, a gente vai chegando nessas marcas gigantescas e, se elas começam a se movimentar, os fornecedores que atendem elas, atendem a gente também e atendem todo mundo vão ter que repensar a forma como eles fazem as coisas. Se você tem toda uma indústria trabalhando nisso, você começa a democratizar”, conta Livia.
Consumidores precisam ser conquistados
Como são seus hábitos de consumo? Você costuma dar preferência a marcas que levantam a bandeira da sustentabilidade? Você dá preferência a produtos mais duráveis, que vão te acompanhar por muitos anos?
Quando falamos em sustentabilidade, os consumidores precisam ser conscientizados.
Devemos conquistar a atenção sem causar desejo de culpa, comunicando o impacto negativo que o produto sustentável está deixando de causar no meio ambiente, por exemplo.
Por isso, é importante que a comunicação seja amigável. O foco deve estar em convidar os clientes a repensarem seus hábitos e escolhas do dia a dia, incentivando escolhas sustentáveis para que as pessoas se sintam bem tomando essas decisões, sem se sentirem pressionadas.
Esse processo não deve ser impositivo. Pode e deve ser gradativo, conscientizando aos poucos sobre a importância de reduzir nossos impactos ambientais.
O mais importante é inspirar pequenas mudanças positivas que vão contribuir para a construção de hábitos mais duradouros.
Assista ao talk completo em nosso Instagram @liveoficial.