Você chega em casa da academia e fica pensando o que comer depois do treino? Essa é uma dúvida muito comum de quem está começando a se exercitar.
A alimentação pós-treino deve ter os macronutrientes necessários para que o corpo reponha de maneira saudável a energia gasta e possa recuperar os músculos trabalhados.
Tão importante quanto a refeição pré-treino, que serve, basicamente, para garantir energia, comer após a atividade física é fundamental para o seu desenvolvimento.
Leia este artigo da LIVE!, que preparamos com as dicas da nossa embaixadora e nutricionista Jennifer Garcia, e entenda melhor!
Por que comer após o treino?
Você provavelmente já deve ter sentido um cansaço ou um sono intenso logo após a prática esportiva, correto? Essa é uma resposta do seu corpo ao intenso gasto de energia que teve nos minutos ou horas anteriores.
A alimentação pós-treino é de extrema importância porque tem o papel de fazer a sua reposição energética e dos nutrientes que foram gastos durante a atividade física.
Segundo a nutricionista Jenifer Garcia, o consumo de alimentos corretos traz vários benefícios ao corpo. “Conseguimos obter uma melhor recuperação do músculo,diminuição da fadiga, aumento no ganho de massa muscular e até melhora na performance nos próximos treinos”, explica.
O que comer depois do treino?
Todos esses benefícios da alimentação pós-treino dependem da escolha do que comer depois do treino. Não adianta sair beliscando qualquer coisa e esperar bons resultados. Além disso, os alimentos ideais também vão variar de acordo com o tipo de treinamento, sua intensidade e duração, e até mesmo a quantidade de sessões por dia.
Por este motivo, é sempre recomendado procurar um nutricionista. Esse profissional irá preparar um plano alimentar individual que esteja alinhado aos seus objetivos e rotina.
Mas, apesar disso, existem orientações que servem para todos, pois ajudam a compreender o que priorizar na hora de comer. “De maneira geral, uma refeição pós-treino deve conter uma combinação de proteínas e carboidratos”, conta a nutricionista.
Esses macronutrientes são indicados por conta da função que eles desempenham no organismo — principalmente diante do esforço físico intenso:
- . proteínas: são fundamentais na constituição de tecidos e células do corpo. Por isso, sua reposição após o treino é essencial para a recuperação muscular;
- . carboidratos: são responsáveis por repor o estoque de energia que foi gasto durante o treino.
Alguns alimentos são mais conhecidos por dispor desses nutrientes em grande quantidade, mas existem opções de refeições para todos os gostos, possíveis de serem consumidas em diferentes períodos do dia, conforme seu horário de treino — já que isso também influencia no prato escolhido.
A nutri Jenifer listou algumas opções do que comer depois do treino em diferentes momentos da sua rotina. Confira!
Opções de carboidratos
São boas ideias de alimentos fonte de carboidratos:
- . a batata doce;
- . o inhame;
- . o aipim;
- . o pão integral;
- . as frutas, como banana, manga e laranja.
Opções de proteínas
Sugestões interessantes de alimentos ricos em proteínas são:
- . carnes magras, como frango e peixe;
- . ovos;
- . vegetais, como feijão, grão de bico e lentilha;
- . suplementos, como o whey protein (que tem uma absorção rápida pelo organismo).
Vale lembrar que esses alimentos podem ser combinados em uma única refeição. Inclusive, de acordo com a nutricionista, o consumo conjunto de proteínas e carboidratos intensifica a absorção e ação dos dois nutrientes.
Quanto tempo depois do treino devo me alimentar?
Agora que você já sabe o que comer depois do treino, pode estar se perguntando quanto tempo após a atividade física é recomendado se alimentar para garantir todos esses benefícios.
Sobre isso, a nutri Jenifer garante que não é preciso ter pressa. “A janela de oportunidade pós-treino dura cerca de 24 horas”. Por este motivo, ela ressalta que todas as refeições feitas ao longo do dia são importantes e devem se preocupar em repor esses nutrientes.
Até porque o organismo tem um tempo de absorção. Sobrecarregá-lo em uma única hora do dia não é o ideal, por isso, é recomendado consumir esses nutrientes ao longo do dia, distribuídos em todas as refeições.
Apesar disso, a nutricionista destaca a importância de ingerir um macronutriente em especial. “É interessante o consumo de proteínas em até 2 horas após o treino, seja por meio de suplementos ou alimentação sólida”, sugere.
Gostou dessas dicas sobre o que comer depois do treino? Agora você pode preparar a sua refeição pós-treino de maneira mais consciente e estratégica! Além de intensificar seus resultados, também contribui de maneira positiva para o funcionamento do seu corpo.
Essa combinação de exercícios físicos + alimentação balanceada é o que garante o ganho de massa muscular. Veja, neste outro artigo da LIVE!, como aumentar a massa magra.