Como é fazer um IRONMAN? Confira o relato do #TeamLIVE! Gabriel Klauberg

Completar um IRONMAN por si só é um feito memorável. Agora, imagine cruzar a linha de chegada após passar por uma cirurgia de ponte-safena na perna?

Foi exatamente isso que o Gabriel Klauberg, também conhecido como GK, viveu ao completar o IRONMAN Áustria, uma prova que vai muito além do físico e atravessa as fronteiras da mente, da emoção e do propósito.

Gabriel é nutricionista esportivo, triatleta e ultramaratonista. Um atleta amador que carrega dentro de si a paixão pelos esportes e a necessidade constante de se desafiar.

Entre treinos, atendimentos e provas, ele escolheu transformar o seu estilo de vida em um canal de inspiração para outras pessoas.

Vem conhecer a história do nosso #TeamLIVE!, que nos contou como foi ouvir “You are an IRONMAN!” após todos os desafios, cirurgias, medos e, claro, anos de dedicação.

A emoção de cruzar a linha de chegada

“É muito louco pensar que, há 3 anos, eu estava em uma mesa de cirurgia. Talvez isso tenha me colocado aqui hoje”, conta Gabriel ao relembrar de uma cirurgia de ponte-safena que precisou fazer na perna há três anos.

Mas esse não foi o único desafio enfrentado por ele. Do início ao fim, a prova levou o nosso #teamLIVE! a uma experiência inesquecível, que exigiu muito preparo físico e mental.

A largada ocorreu em um cenário desafiador: o triatleta nadou em área de lago e canal, com sensações que fugiam completamente do controle.

“Por mais que eu já tenha nadado em água doce, senti muito medo. Em alguns momentos, parecia que eu estava sendo puxado para baixo”, lembra ele. O medo, no entanto, não foi suficiente para frear sua força mental.

E foi sobre duas rodas que Gabriel encontrou o momento mais marcante da prova. Apaixonado por ciclismo — modalidade que o levou ao triathlon —, ele conta que uma das sensações mais emocionantes foi vivenciada pedalando no percurso.

“Eu chorei no meio da bike, agradecendo por estar naquele local.” Foram 6h20 de pedal com mais de 1.800 m de ganho de elevação. Uma batalha contra o cansaço, o calor extremo e os próprios limites.

Na corrida, a prova se tornou ainda mais mental. “A partir do quilômetro 12, a minha chave desligou.

Não conseguia fazer mais de 1 km direto. Tive que caminhar muito”, disse o atleta, reconhecendo que, às vezes, o corpo pede uma pausa — e é preciso respeitar.

Esses altos e baixos, inclusive, fazem parte da essência de uma prova como essa.

“A longa distância é feita de muitos mini desafios. Essas pequenas batalhas durante o percurso construíram a minha linha de chegada com 13h29 de prova. Um tempo mais alto do que eu esperava, mas que me deixou extremamente feliz”, relembra.

O esporte como propósito

Mais do que treinos ou medalhas, o esporte está no centro da vida do Gabriel. Sua profissão como nutricionista esportivo o guia, mas é a paixão por aventuras e desafios que o impulsiona.

“Agora eu sou um Ironman. Volto para casa com essa medalha no peito e feliz com tudo que construí até aqui. Que venham os próximos desafios malucos.”

O race report completo você confere neste vídeo:

O crescimento do IRONMAN no Brasil

Desde 2001, o IRONMAN Brasil é realizado em Florianópolis (SC), e se engana quem pensa que essa prova representa uma modalidade de nicho. .

Segundo a Unlimited Sports, organizadora oficial da marca no Brasil, o evento movimenta cerca de R$ 150 milhões por ano, consolidando-se como uma plataforma estratégica para marcas que buscam se conectar com um público ativo, determinado e apaixonado por desafios.

Em 2025, por exemplo, o IRONMAN Brasil viveu um crescimento notável: mais de 2 mil atletas participaram da prova, que contou com um público estimado de 250 mil pessoas acompanhando toda a movimentação na Ilha.

A edição deste ano, realizada em junho, mal terminou, e as inscrições para 2026 já estão esgotadas!

Mais do que uma prova, um estilo de vida

A jornada de Gabriel reflete algo que tem levado cada vez mais pessoas ao universo do triathlon e das provas de longa distância: o desejo de superação.

Mais do que um corpo forte, é necessário ter resiliência, foco e uma conexão genuína com o seu propósito.

Se você tem vontade de começar nesse esporte, ou se já é adepto e busca evoluir na modalidade, vale conferir os conteúdos que já produzimos em nosso blog:

Roupas de Triathlon: descubra os produtos LIVE! feitos para triatletas

Linha Triathlon: conheça os produtos LIVE! desenvolvidos para o esporte

E você, está pronto para viver o próximo capítulo da sua jornada?

(Visited 10 times, 1 visits today)

Postado em:Atletas LIVE! Geral Team LIVE!

Team LIVE!

Escrito por Team LIVE!

Deixe seu comentário