Imagine um esporte que seja um mix de tênis, vôlei de praia, badminton e frescobol. Sim, ele existe e tem conquistado a simpatia dos brasileiros. É o beach tennis! Praticado na areia, com regras próprias e campeonatos disputadíssimos.
Desde que chegou ao Brasil, em 2008, se popularizou não apenas em cidades litorâneas, mas também em municípios onde sequer há praia.
Ficou curioso? Preparamos um material para você entender melhor como esse esporte funciona e, quem sabe, começar a jogar beach tennis. Confira!
Mas, afinal, o que é Beach Tennis?
O tênis de praia é um esporte supernovo, inspirado no frescobol. Foi criado na província italiana de Ravenna, em 1987, e pode ser jogado tanto individualmente quanto em duplas.
Em 1996, as regras foram padronizadas pela Federação Internacional de Tênis (ITF) e, desde então, campeonatos ocorrem em todo o mundo com atletas profissionais da modalidade.
O beach tennis é praticado em uma quadra de areia nivelada, parecida com a do vôlei de praia, com raquete e bolinhas próprias para o esporte. O objetivo dos jogadores é projetar a bola sobre a rede, em direção ao campo adversário, sem deixar ela cair no seu lado da quadra.
Essa, inclusive, é uma das regras que diferem o beach tennis do tênis tradicional, no qual é permitido que a bola quique uma vez antes de o jogador bater nela com a raquete – o que não acontece na areia.
Geralmente, as partidas são disputadas no estilo “melhor de 3” e ganha quem vencer dois dos três sets. Mas isso pode variar de acordo com a competição.
Leia mais: Conheça o aplicativo para treinos LIVE! Experience
Beach Tennis no Brasil
Foi nas areias do Rio de Janeiro que o tênis de praia deu seus primeiros passos em território brasileiro, em 2008, de acordo com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Embora seja relativamente nova no país, a modalidade já conta com um histórico interessante, que confere notoriedade ao Brasil no cenário mundial.
As primeiras atletas de beach tennis fora da Itália a alcançarem a primeira colocação no ranking mundial são brasileiras! O feito foi conquistado em setembro de 2010 pelas cariocas Joana Cortez – também bi campeã pan-americana de tênis – e Samantha Barijan.
Florianópolis (SC) foi a primeira cidade brasileira a sediar um torneio de tênis de praia. A competição ocorreu em dezembro de 2010 e teve 36 atletas inscritos.
Em 2017, a cidade fluminense de Niterói (RJ) sediou o maior evento de beach tennis do mundo, que reuniu aproximadamente 700 atletas entre amadores e profissionais.
3 diferenças entre o tênis de praia e o tênis tradicional:
1. Raquete
2. Bola
3. Rede e quadra
Diferentemente do tênis convencional, em que a rede fica rente ao chão, no tênis de praia a altura mínima da rede é de 1,70 m e pode ter 1,80 m em jogos de determinadas categorias.
O tipo de quadra também muda. O tênis convencional pode ser praticado no saibro, na grama sintética ou no piso rápido, já o tênis de praia, é jogado apenas na areia.
Como se joga beach tennis?
Embora não seja difícil de aprender, o tênis de praia possui regras próprias determinadas pela Federação Internacional de Tênis (ITF) que atualmente rege o esporte a nível internacional.
Está pensando em experimentar a modalidade? Veja algumas regras do beach tennis que podem te ajudar:
Serviço (saque)
Toda jogada deve iniciar com um saque. Ele pode ser feito fazendo o movimento por cima da cabeça, como no tênis convencional, ou por baixo.
Nas disputas oficiais da modalidade, existe uma exceção para os jogos de dupla mista: os homens devem sempre sacar por baixo de acordo com a regra.
Nas partidas em dupla, os jogadores devem ficar em lados opostos da rede, sendo um deles responsável pelo saque. Na hora de sacar, o jogador deve ficar parado e só pode mexer os pés após lançar a bola para o alto.
Neste quesito, também há duas diferenças para o tênis tradicional: no beach tennis, o sacador não tem um lado específico da quadra para sacar e, se ele errar a bola, não poderá repetir o saque.
Veja algumas situações que são consideradas erros de saque:
• Quando o jogador “furar”, ou seja, se a raquete não alcançar a bola jogada para o alto e deixar ela cair no chão;
• Se a bola bater na rede e não passar para o lado adversário;
• Se a bola bater nos postes que sustentam a rede ou em alguma parte da estrutura da quadra;
• Se a bola tocar o corpo ou a roupa do jogador.
Pontuação
Assim como no tênis tradicional, os jogos de beach tennis são divididos em set e em games. Dentro da partida, no formato mais comum da competição, o vencedor é o jogador (ou a dupla) que vencer dois de três sets disputados – veja mais adiante como isso ocorre detalhadamente.
Dentro do set, cada game tem quatro pontos que são contados da seguinte maneira:
• Primeiro ponto: soma 15;
• Segundo ponto: soma 30;
• Terceiro ponto: soma 40;
• Quarto ponto: Game.
Vence o game quem alcançar o quarto ponto primeiro. Em caso de empate 40 a 40, o tênis de praia não tem vantagem, ou seja, quem fizer o ponto seguinte vence – diferentemente do tênis convencional, que requer dois pontos de diferença.
O vencedor do set é o primeiro jogador, ou dupla, que vencer seis games com dois games de diferença sobre o oponente. Se houver empate, o jogo é decidido no tie break, uma espécie de set de desempate reduzido e com uma contagem diferenciada.
Durante o tie break, os pontos são marcados como “zero”, “1”, “2”, “3” e assim por diante. Vence o primeiro jogador ou dupla que marcar sete pontos com uma margem de dois pontos sobre o adversário, e o tie break é encerrado somente quando ela for alcançada.
Durante o jogo, se a bola tocar a linha, é considerado que ela foi dentro da quadra. Se tocar o poste ou outro equipamento estrutural da quadra antes de atingir o chão, o jogador que bateu na bola perde o ponto.
Quadra e rede
Na quadra de beach tennis, a areia deve ser distribuída da maneira mais uniforme possível para manter o nivelamento.
Antes de jogar na praia, lembre-se de fazer uma vistoria no local onde o jogo vai ocorrer. Retire conchas ou objetos para que os jogadores não pisem e se machuquem durante a partida.
Em partidas simples, a quadra deve ter 16 metros de comprimento e 4,5 metros de largura. Já para os jogos em dupla, a medida estabelecida é de 8 metros de largura.
Segundo as regras da Federação Internacional de Tênis (ITF), a altura mínima da rede do tênis de praia é de 1, 70 m, podendo ter 1,80 m em jogos de determinadas categorias.
Leia mais: Confira dicas para pedalar
Raquetes para beach tennis
O beach tennis não pode ser jogado com qualquer raquete. Existe um equipamento desenvolvido especificamente para o esporte, que leva em conta a flexibilidade e o peso ideal para manter a velocidade e o controle da bola.
As raquetes do tênis de praia têm uma textura mais grossa e possuem furos na parte arredondada que facilitam a batida, pois reduzem a resistência do ar durante o golpe.
Visualmente, em termos de design e tamanho, elas são mais parecidas com as raquetes de padel do que com as raquetes do tênis convencional.
O material que compõem as raquetes de beach tennis incluem fibra de vidro, grafite, carbono e uma fibra sintética leve e resistente.
Embora não seja exatamente uma regra, algumas raquetes de beach tennis são mais indicadas para iniciantes. Outras, possuem uma estrutura mais complexa focada em performance e são voltadas aos atletas experientes.
Bola do tênis de praia
Apesar da semelhança com a bola de tênis convencional em relação à cor e ao tamanho, as bolinhas de beach tennis são mais leves e especialmente desenvolvidas para o esporte.
Inclusive, há regras específicas para os campeonatos oficiais de tênis de praia. Todas as bolas usadas em torneios realizados sob as regras estipuladas pela Federação Internacional de Tênis devem ser aprovadas e nomeadas na lista oficial da entidade.
Leia também: Looks confortáveis e estilosos: saiba em quais peças apostar
Roupas para beach tennis
Agora que você já sabe o básico para jogar tênis de praia e conhece os equipamentos utilizados, antes de pisar na areia veja algumas dicas de roupas para beach tennis indicadas para a modalidade.
O principal é escolher peças que tenham uma boa vestibilidade. Por se tratar de um esporte com bastante movimento, aposte em tops com alta sustentação e, preferencialmente, alças largas.
Modelo de shorts desenvolvidos para o beach tennis, com bolsos especiais, também é um diferencial importante. Embora pareça um mero detalhe, ter um local para guardar a bolinha no momento do saque é muito mais prático e contribui para a fluidez da partida.
É importante também que suas roupas de beach tennis tenham proteção solar e tecnologias de secagem rápida que deixam a pele fresca e protegida, favorecendo o conforto ao longo da prática. Essa sensação de bem-estar fará toda a diferença na hora da partida.
E, além das roupas, quem quer se aventurar neste novo esporte também pode investir em acessórios. Usar viseira ajuda a ter mais visibilidade durante o jogo, evitando transtornos causado pela luz do sol – viseiras com aba translúcida e proteção UV50+ são ideais para evitar esses incômodos.
Outra dica é escolher uma bolsa de Beach Tennis. Com esse modelo próprio para o esporte, você pode acomodar sua raquete e bolinhas de maneira segura e levá-las para onde quiser.
Conheça nossa linha completa de Beach Tennis e evolua a sua prática!
Boa noite, queria saber se posso utilizar a matéria como referência em trabalho acadêmico. Se sim, poderia disponibilizar o nome do autor?
moderation.
Olá sou de Rondônia Pimenta Bueno e gostaria de construir uma quadra aqui, podem me passar uma dica para que eu possa construir?
Tipo drenagem , tipo de pedra e areia e creio que a m Duda ideal de terreno seria 20 x 10 m, me corrija se estiver errado.
Obrigado